Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

MPF é a favor de Menor sob guarda como dependente para fins previdenciários

Parecer exarado em sede de ADI sugere interpretação conforme a Constituição do art. 16, § 2º , da Lei 8.213/1991

Publicado por Gustavo Beirão
há 9 anos

MPF a favor de Menor sob guarda como dependente para fins previdencirios

Em parecer exarado na ADI nº 5083, o Ministério Público Federal manifestou-se a favor da reinserção do Menor sob Guarda no rol de dependes do art. 16, § 2º, da Lei 8.213/1991, possibilitando o seu recebimento de pensão por morte junto ao INSS.

A manifestação se deu em 29/01/2015, de onde se extrai o seguinte:

A solução que se revela mais adequada é atribuir interpretação conforme a Constituição, no sentido de que a falta de menção do menor sob guarda no rol de dependentes do art. 16, § 2º, da Lei 8.213/1991, na redação da Lei 9.528/1997, não lhe retira a condição de dependente, nos termos do que dispõe o art. 33, § 3º, da Lei 8.069/1990 (o ECA), sem afastar a exigência de comprovação de dependência econômica.

Excluído do rol de dependentes pela Medida Provisória 1.523/96, posteriormente convertida na LEI Nº 9.528, DE 10 DE DEZEMBRO DE 1997, o argumento utilizado para justificar a retirada era o de possíveis fraudes à previdência social pela simulação de guarda judicial de netos por avós, com o único intuito de receber a pensão. No entanto, para o Ministério Público:

Não parece aceitável, contudo, que, para evitar fraudes (que de fato acontecem), o legislador suprima o próprio direito à pensão nesses casos, objeto de lei concretizadora de direitos constitucionalmente assegurados (CR, arts. e 227, caput, § 3º, II e VI), pois, desse modo, atinge conteúdo essencial dos direitos previdenciários de crianças e adolescentes sob guarda judicial.

A manifestação pela atribuição de interpretação conforme à Constituição, segundo o parecer, evita que o Judiciário legisle criando "terceira norma jurídica" já que "afirmada a inconstitucionalidade da exclusão do menor sob guarda do rol de dependentes do art. 16, § 2º, da Lei 8.213/1991, pelo art. da Lei 9.528/1997, decorre daí, tão somente, repristinação da equiparação do menor sob guarda judicial a filhos, sem afastar a exigência de comprovação de dependência econômica trazida pela nova redação do dispositivo em relação ao enteado e tutelado".


Para ver as peças do processo clique aqui.

  • Sobre o autorGustavo Beirão
  • Publicações43
  • Seguidores348
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações568
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-e-a-favor-de-menor-sob-guarda-como-dependente-para-fins-previdenciarios/178108435

Informações relacionadas

Sulio Rolim de Freitas, Bacharel em Direito
Artigoshá 7 anos

Menor sob guarda, dependente para fins previdenciários?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)