Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Servidor público não deve ressarcir o INSS por valores recebidos indevidamente

Súmula da AGU também reforça o entendimento.

Publicado por Gustavo Beirão
há 8 anos

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que uma servidora pública não deve ressarcir o INSS por valores pagos indevidamente já que o erro de cálculo foi da própria administração.

Em entrevista concedida ao Jornal da Justiça do dia 23/03/2016, o membro da Comissão de Seguridade Social da OAB-DF e Coordenador da Comissão de Assuntos Institucionais, Publicidade e Marketing do Instituto Brasiliense de Direito Previdenciário - IBDPrev, Dr. Gustavo Beirão, esclarece que quando não há influência do beneficiário na concessão do benefício e houve interpretação errada ou má aplicação da lei pela administração, descabe o ressarcimento, pois pressupõe-se a boa-fé do funcionário.

A própria Advocacia Geral da União - AGU, na Súmula nº 72, pacifica em âmbito administrativo o entendimento: "Não estão sujeitos à repetição os valores recebidos de boa-fé pelo servidor público, em decorrência de errônea ou inadequada interpretação da lei por parte da Administração Pública".

Veja a matéria completa:

http://www.youtube.com/embed/eUqYApzfMZs

  • Sobre o autorGustavo Beirão
  • Publicações43
  • Seguidores348
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações245
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-publico-nao-deve-ressarcir-o-inss-por-valores-recebidos-indevidamente/321446163

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)